Marcadores

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

IPA Day (1º post)

        Nada melhor do que começar um blog sobre cerveja, no IPA Day, data comemorativa que festeja um dos estilos mais apreciados pelo mundo.
        A IPA (Indian Pale Ale) é um "subestilo" das Pale Ales. Conta a história que foi criada na época das viagens à Índia pelos ingleses, e esta cerveja devia ser mais resistente, para aguentar as viagens, por isso as IPA´s são mais lupuladas e tem teor alcoólico maior, substâncias que conferem proteção contra contaminações por bactérias e fungos. Porém ha quem diga que esta não é a Verdadeira história das IPA´s
        Hoje em dia, os EUA são o país que mais cultuam esse estilo (eles são os criadores do IPA Day), sendo criadores variações inusitadas, como a Flying Monkeys que criou uma cerveja com IBU(pontuação de amargor) de 2500 ou mesmo escurecendo sua coloração, usando maltes torrados, e criando um novo estilo de cerveja, a IBA (Indian Black Ale).
        Na harmonização pode-se balancear o amargor da IPA com alimentos mais gordurosos, como alguns embutidos e carnes ou enfatizar o amargor com comidas picantes, além de queijos como gorgonzola e cheddar. Veja mais dicas neese vídeo de Edu Passarelli Aqui
        Dentre as nacionais que fazem parte desse estilo estão:
  • Indica da Colorado
  • Estrada Real da Falke Bier
  • IPA da cervejaria Dama
  • 3 Lobos Pele Vermelha da Backer
  • Perigosa da BodeBrown
  • Green Cow da Seasson
  • E futuramente Vixnu da Colorado
       Feliz IPA Day e até a próxima.

Um comentário:

  1. Nossa Belão, que cervejeiro desleixado que eu tenho em casa... Eu nem sabia que existia o IPA Day!
    Nós não saimos pra tomar uma cervejinha e nem abrimos uma em casa...
    Quando a gente leu sobre a pontuação de amargor dessa Flying Monkeys, o Wally comentou: "Nossa, deve ser verde essa cerveja"!!!
    Bjss

    ResponderExcluir